quinta-feira, 16 de abril de 2009

O que foi que eu fiz?!

Eu errei. Errei feio. Ganhei leitores e depois perdi assim, rapidinho, como se nem fosse importante.

Enfim, o que posso dizer? Fase nova, rotina nova. Não justifica totalmente. Sou preguiçosa também. agora só posso tentar de novo. E vou! Não todo dia. É impossível (eu consegui todas aquelas optativas que a usp não quis me dar! - ainda existem bons e caridosos professores!) Mas vou tentar escrever. Mais.

(fiquei tão atrapalhada que nem desmudei a descrição do blog. Parecia que gostava mais de apurar do que de escrever.. há! parece...)

Bom, então, já que estou aqui, vou escrever. E já que estou fora da ficção, continuarei assim. Agora. (se bem que ficcionar isso não seria nada mal...)

Este texto se chama:
Recado a jovens estudantes brasileiros do século XXI

A ditadura militar foi um período difícil. Os jovem PRECISAVAM sair às ruas se quisessem mudar alguma coisa. Havia censura, e forte. Havia repressão.

Os estudantes então se organizavam para lutar contra isso. ISSO. A ditadura. Uma coisa. Específica. Todos queriam lutar contra a ditadura. Não tinham, misturado na manifestação, cartazes com "não fumem no xerox", "Viva o MST", "Abaixo o capitalismo".

Sacaram onde quero chegar? Não, não quero dizer que sou a favor do capitalismo e a favor do cigarro no xerox. Quero dizer duas coisas:

1) Não é porque os nossos pais tiveram que ser militantes para mudar o país que é errado nós não sermos! Não acho que tudo esteja perfeito, mas ter que discutir algum problema todo santo dia cansa. E não leva a lugar nenhum.

2) Mesmo que exista algo pelo quê se lutar, não se misturam lutas! E o principal motivo - mas não único - é que não se consegue adesão assim. Quero dizer: querem lutar contra os cortes de verbas das universidades? Beleza. Mas não enfia no meio do movimento um cartaz exigindo a distribuição de terras. Simplesmente não tem a ver! E alguém que for a favor de um e contra o outro? Não vai aderir! Não sei nem quem foi o ser que achou que isso fosse dar certo. Uma coisa é a educação. Outra, a distribuição de terras. Mesmo que, no fundo, bem no fundo, um interfira no outro, não acho que seja adequado debater os dois temas em UMA assembléia de... 3 horas?!

Bom, já foram muitos pontos de exclamação, e eu não curto muito isso de reinvindicação via blog. Só tava entalado mesmo... Prometo que em breve (breve!) escrevo ficção.

Até!

Um comentário:

Sarah disse...

confesso que caí no seu blog há um tempo, li vários textos que adorei e fui embora sem deixar comentário. Mas toda vez que vou comer pãozinho, lembro do seu texto do pão com manteiga!

Tudo bem eu te linkar ao meu blog?