segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Diálogo entre uma menina, um livro de matemática e o livro Mrs Dalloway

Acordei e me perguntei se deveria mesmo acordar. Me perguntei. A pergunta foi dirigida a mim. Mas um livro na estante respondeu:

- O que você quer dizer com “deve acordar”?

Achei que, vinda de um livro, a pergunta era um tanto... estúpida. Respondi:

- Quero dizer se devo me levantar ou não.

- Como assim, “deve”? Você tem alguma obrigação em levantar?

Então percebi que a pergunta era um pouco mais profunda do que eu havia pensado, e, neste momento, já me vi entrando em uma profunda discussão sobre os meus deveres.

- Não é que eu tenha obrigação em acordar. Mas tenho outras obrigações, que só conseguirei cumprir se acordar.

- Bom, mas aí a resposta à sua pergunta é bastante óbvia. É evidente que deve acordar.

- Pois então. O que coloco em questão é se é mesmo necessário que eu acorde agora para cumprir com essas obrigações ou se posso dormir mais uma hora, por exemplo.

- E qual é a resposta?

- A resposta é que sim, é possível que eu cumpra com os meus deveres se acordar daqui a uma hora.

- Pronto.

- Não. Na verdade não está pronto. Você é um livro de matemática não é?

- Sou.

- Sabia. Está tudo muito lógico por aqui.

- Lógico.

- O livro ao seu lado é qual?

- Mrs Dalloway

- Perfeito! Você pode fazer o favor de chamá-lo à discussão?

- Não vejo motivo para fazê-lo, mas por que não? Um momento.

- Pois não?

- Livro Mrs Dalloway?

- Eu...
- Essa menina quer bater um papo com você.

- Ãhn? Fala.

- Oi, bom dia. É que assim. Eu tava pensando se preciso levantar agora ou se posso dormir um pouco mais. Porque eu consigo cumprir com as minhas obrigações de hoje dormindo mais, mas ao mesmo tempo eu já dormi dez horas!

- E o que é que tem isso?

- Dez horas é muita coisa pra uma menina da minha idade conseguir dormir hoje em dia. Na maioria dos casos as pessoas não conseguem dormir nem oito!

- Mas se você pode...

- Então acha que devo dormir mais?

- Não sei... Precisaria refletir mais sobre isso. Não existem outros motivos que fariam você ter que acordar? Não sei... de repente, se você acordar agora gasta mais calorias...

- Acho que isso não faz muita diferença. Eu até precisaria arrumar o meu armário, limpar as fotos do computador... Mas acho que se eu levantar agora, não vou querer fazer nada disso.

- Aí já é outra questão, não é, livro de matemática?

- Exato. Aí você não deve pensar se deve acordar agora ou não, mas se deve arrumar o seu armário ou não.

- Está vendo? Você está focando na questão errada.

- Ela estava fazendo isso desde o começo.

- Ah... quer saber? Bom dia para vocês. Estou indo para a sala ver televisão.

Nenhum comentário: