segunda-feira, 28 de julho de 2008

A paisagem e a cadeia alimentar

- Você tá vendo, não tá?

- O quê? A paisagem? É linda mesmo... Sua irmã tinha razão sobre as montanhas. Parecem... que querem ser escaladas.

- São de fato extraordinárias. Mas não é delas que estou falando. Lá embaixo, atrás daquela ali, tem um rio. Tá vendo? Ali. Tem umas casinhas gêmeas, que minha mãe acha lindas, mas eu na verdade acho um pouco cafonas. Aí, à direita delas, tem o rio.

- Ah, to vendo. Que que tem?

- O que será que aconteceria se eu pulasse até ele?

- Como assim, "pulasse até ele"?

- Pulasse até ele, oras. Simples. Eu passasse essa grade, desse um pulo, e caísse sobre ele. O que será que aconteceria?

- Como assim??? Você ficou louco? "Pular sobre ele"... E você pergunta como se perguntasse o que eu quero comer de jantar. Tá tudo bem com você?

- Tá, não estou entendendo a sua raiva. Não estou falando que vou pular. Só fiquei curioso para saber o que aconteceria.

- Quer saber o que aconteceria se você MORRESSE??? Isso é o quê? Um acesso de arrogância? Você quer saber como eu ficaria sem você? É um pedido para ouvir como você é importante para mim?

- Calma, tanbém não precisa chor..

- Ah, não? Você me pergunta como eu ficaria se meu namorado resolvesse se jogar a 20 metros de altura, dois dias antes do nosso casamento, e não espera que eu chore. Essa é ótima. Mas eu só vou te dizer uma coisa, que no fundo sei que é o que você queria ouvir: eu te amo, e se você se afundar naquele lago, toda a minha felicidade, meu ar, afundará com você.

- Meu deus, acho que na verdade você não entendeu nada! Pra começar, o rio é raso, então eu nem afundaria. E não foi essa minha pergunta. Não quero saber o que aconteceria com você, quer dizer, obrigada pelas suas palavras. Agora fiquei meio sem jeito. (pausa) Mas minha dúvida é: se eu pular até lá, se meu corpo chegar até lá, chega inteiro? Se chegar, e a correnteza não me levar para margem, será que transformo a cadeia alimentar dos seres do rio?

- Quê???- Nossa, se for um grande choque para os vizinhos das casas, será que eles mudarão um pouco o jeito de olhar pro mundo e pra linda paisagem?

- Desisto, você de fato enlouqueceu.

- Se eles deixassem de ser cafonas, talvez até valesse a pena.

Nenhum comentário: