sexta-feira, 27 de junho de 2008

Reflexões de um ser de regime

Epicuro dizia que o homem deve sempre lembrar-se de momentos bons que já viveu quando estiver em uma situação ruim. Assim, se ele tem fome, deve lembrar dos momentos de fartura, de como estava feliz. E então ficar contente em saber que o que já aconteceu de bom não poderá jamais deixar de ter acontecido.

O filósofo ainda diz que, caso não haja boas lembranças, a pessoa deve imaginar um futuro melhor e se prender a ele, vendo-se em melhores condições do que as atuais.

Eu já acho que às vezes o melhor é, em um momento ruim, lembrar-se de piores ou projetar-se em um futuro pior.

Se você está de regime, por exemplo, em vez de se lembrar de quando podia comer um bolo de chocolate, lembrar de quando comia batata frita sem culpa, ou de quando pão de queijo era um lanche diariamente obrigatório, lembre-se de quando o regime era ainda mais pesado e nem um macarrão ao sugo você se permitia.

E não havendo passados assim, pense que você começou o regime agora, e que se começasse só um ano depois, teria que comer salada – sem azeite – no café da manhã no almoço e no jantar.

Dei o exemplo do regime por motivos pessoais e também porque casou bem com a proposta do post. Mas faz sentido também com outras coisas.

Por exemplo: Você tem que estudar muito para uma matéria em que está indo mal. Em vez de pensar como você já foi bom aluno, como as notas eram altas, como você era super inteligente, pense como poderia ser pior. Como você poderia estar estudando bem mais para nem uma nota 4 tirar.

Pensar em brigadeiro e elogios de ex-professores não ajuda em nada quem sofre por não poder comer ou se ferrar nos estudos. Mas ninguém vai jogar nenhuma pedra no Epicuro já que certamente ele recomendava seu método a pessoas com problemas mais sérios do que os dos meus exemplos.

Nenhum comentário: